quinta-feira, 2 de maio de 2013

8 1/2 é a atração dessa Sexta no Cineclube Maurice Legeard na Vila do Teatro

O Cineclube Maurice Legeard surge para criar um espaço cujo ofício é discutir o cinema que é inacessível nas salas comerciais da cidade de Santos e que, além de propor um espectador ativo, pensante, através da discussão, forma neste um repertório cultural de mais de cem anos de história que passam por diversos países e culturas a partir das obras assistidas. Na primeira sessão de maio, dia 04, o cineclube inaugura novo horário das sessões, que passam a acontecer às 22h na Vila do Teatro, no centro de Santos.

 Será exibido um curta metragem convidado, a ser divulgado durante a semana pela página do facebook (http://www.facebook.com/CineclubeMaurice) e, na sequência, o longa metragem Oito e Meio (Otto e Mezzo), de Federico Fellini.





 Como em vários momentos das obras de Fellini, Oito e meio é um filme autobiográfico; sequências oníricas, retiradas dos próprios sonhos do diretor italiano, contam a estória do cineasta Guido Anselmi (Marcello Mastroianni) que, prestes a rodar sua próxima obra ainda não tem ideia de como será o filme. Mergulhado em uma crise existencial e pressionado pelo produtor, pela mulher, pela amante e pelos amigos, ele se interna em uma estação de águas e passa a misturar o passado com o presente, ficção com realidade.

 Em 1964, Oito e Meio recebeu cinco indicações ao Oscar: melhor diretor, melhor roteiro original, melhor direção de arte – preto e branco, melhor figurino – preto e branco e melhor filme estrangeiro, tendo sido premiado nas duas últimas. Ainda recebeu outros prêmios nos Estados Unidos, Rússia e Dinamarca, além de indicações no Reino Unido. 


A trilha sonora é assinada pelo grande Nino Rota, um dos maiores compositores que o cinema já teve, onde seu trabalho foi principalmente reconhecido através dos filmes de Federico Felinni, numa parceria que durou mais de 25 anos e resultou nas principais trilhas sonoras da história do cinema.

O Cineclube Maurice Legeard é fundado pelos estudantes de cinema e audiovisual: Rodrigo Zerbetto, que estréia neste ano como diretor com o curta-metragem “Nina”, além de ter participado da equipe de produção do Curta Santos nas últimas quatro edições; Victor Allencar, adorador da sétima arte, tendo experiência nas várias vertentes da área; e Gabriel Peres, um produtor por natureza (mas não por opção) que procura seu lugar na área do audiovisual, tendo já participado de projetos como assistente de muitas coisas, roteirista, diretor e editor.

Vila do Teatro – Praça dos Andradas, 36 – Santos

 facebook.com/CineclubeMaurice

Entrada franca


Nenhum comentário:

Postar um comentário