segunda-feira, 10 de março de 2014

Eleições 2014 são o tema do espetáculo UMA PALHAÇADA FEDERAL que estreia essa semana!


Palhaço candidato a presidência da República e as eleições 2014 são o tema do espetáculo de teatro de rua e circo UMA PALHAÇADA FEDERAL que estreia essa semana. 

A circulação do grupo OS PANTHANAS foi contemplada com o Fundo de Apoio a Cultura 2012 -FACULT - da Secretaria Municipal da Cultura da Prefeitura Municipal de Santos. 


Sobre o espetáculo
Em 2010 o grupo é contemplado com o Fundo de Apoio a Cultura de Santos, o FACULT, que garantiu a montagem do espetáculo, que circulou em 2011 por São Paulo capital e interior, Rio de Janeiro, grande ABC e principalmente na Baixada Santista.

Em 2012 o grupo se dedicou as oficinas de circo na Vila do Teatro. Com o amadurecimento da peça e os resultados positivos consequentes de um trabalho continuo de pesquisa e formação, Os Panthanas propõem para 2014 um espetáculo reformulado com novas possibilidades cênicas que vêm acompanhadas com a entrada de um novo integrante no grupo, oriundo das oficinas de circo e teatro de rua ministradas na Vila do Teatro e de atualizações que dialogam com acontecimentos políticos recentes.

Foi contemplado novamente na terceira edição do FACULT dessa vez com um projeto de circulação de 10 apresentações do espetáculo por bairros pouco atendidos por políticas públicas para cultura em Santos.

Essa temporada de apresentações começa nesse domingo dia 16 às 17h no Monte Serrat.

Uma Palhaçada federal 2014 


Três palhaços cansados com as dificuldades e banalização da profissão buscam soluções por uma vida mais confortável. Fuxico convence Chevette e Xaveco que a melhor solução é estar na carreira política e decide se candidatar a presidência da república.

Através da estética e técnica do circo UMA PALHAÇADA FEDERAL é uma divertida sátira dos processos mercadológicos que envolvem as eleições.


Sobre o grupo


O grupo Os Panthanas - Núcleo de Pathifarias Circenses nasceu na Oficina Escola Livre de Circo – Santos em Abril de 2005. É o primeiro grupo da Baixada Santista que pesquisa exclusivamente a linguagem circense, mais especificamente para as ruas.

Essa oficina, ministrada pelo Núcleo Pavanelli de São Paulo, teve como objetivo implementar uma Escola de Circo com aulas permanentes e que proporcionasse aos participantes uma capacitação profissional, para execução de números circenses, espetáculos e formação de instrutores.
Com aulas de história do circo, teatro, teatro de rua, expressão vocal, percussão, perna de pau, malabares, acrobacias, trapézio, tecido e palhaço, o curso foi tomando forma e foram se de alguns alunos com maior interesse na formação circense e na atuação como profissionais da área.

Formaram no início de 2005 Os Panthanas, foram mais de 200 apresentações por todo a Baixada Santista, em ruas, palcos, praças e festivais, que conferiram ao grupo experiência e maturidade artística e a convicção pela opção de levar o circo para as praças e palcos do Brasil.

Entre 2007 e 2010, os integrantes do grupo se dedicaram também a multiplicar as artes circenses e ministraram atividades em todas as cidades da Baixada Santista e algumas do vale do Ribeira, a saber: Santos, São Vicente, Guarujá, Mongaguá, Peruibe, Praia Grande, Cubatão, Bertioga, Iguape, Itariri, e Itaoca . A intenção era passar adiante o que foi absorvido em aula e divulgar e fomentar o circo pela Região e consolidar o nome e o trabalho do grupo.

Nesse período realizou circulação pelo estado de São Paulo, em diversas cidades, festivais e mostras com o 1º espetáculo do grupo “Brasileirinho”, que estreou em 2006 e tinha como mote o circo tradicional, a linguagem do teatro de rua, o palhaço e uma pesquisa das diferentes sonoridades e musicalidades do povo brasileiro.

Em 2008 estreou o espetáculo “PANTHANAS ET CIRCENSES –Interlúdio acrobático em 5 movimentos”, concebido para palco italiano e com criação coletiva, uma homenagem do grupo, através da linguagem circense, ao teatro.

Em 2011 estreia “Uma palhaçada federal” que é o 3º espetáculo do grupo e foi contemplado em 2010 com o 1º Facult (Fundo de Apoio a Cultura de Santos). Esse espetáculo está em circulação e já se apresentou em festivais de teatro de rua e circo em São Paulo capital, Mogi das Cruzes, pela Baixada Santista e Rio de Janeiro.

Em 2012 o Grupo se dedicou a atividades de formação de um novo grupo circense a partir das aulas de circo ministradas na Vila do Teatro, assim como na gestão e programação desse novo espaço de ocupação, resistência e militância na Baixada Santista junto a Trupe Olho da Rua.

Em 2013 retomam circulação do espetáculo “Uma palhaçada federal”, e iniciam pesquisas para a próxima montagem do grupo.


OS PANTHANAS - Integrantes

Sidney Herzog
Chevette por Kadu Verissimo
Iniciou sua prática no teatro em 2000 nas oficinas de iniciação de artes cênicas pela Secult de Santos. Em 2005 iniciou sua formação circense na Oficinas Cultural Pagu onde através de aulas coordenadas e ministradas pelo Núcleo Pavanelli, se tornou multiplicador da arte circense por muitas cidades da Baixada Santista,Vale do Ribeira,em festivais pelo interior de São Paulo, Rôndonia, Acre e Espirito Santo.

Integrante da formação original d'Os Panthanas , ministra aula de circo na Vila do Teatro e é também integrante do Núcleo Pavanelli de Teatro de rua e circo de São Paulo desde 2012 com o qual circulou os espetáculos O BÁSICO DO CIRCO,PINTA DE PALHAÇO e AQUI NÃO SENHOR PATRÃO pelos estados do Rio de Janeiro, Acre e Rôndonia.


Junior Brassalotti

Produtor cultural, diretor, palhaço, ator e bailarino. Começou trabalhar com circo através da Escola Livre de Circo na Oficina Cultural Pagu em 2005. Produziu e atuou como bailarino no ATHOS – Núcleo Artístico de dança contemporânea, iniciou trabalhos na área audiovisual através da organização da Itinerância em Santos do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo
Fuxico por Kadu Verissimo
nos anos de 2002 e 2003 e das Oficinas KINOFORUM de realização de audiovisuais – 2002 e 2003. De 2007 até 2011 foi produtor local do Dia Internacional da Animação, maior evento simultâneo do gênero no mundo. Em 2012 foi o produtor local da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo em Santos. 
Desde 2002 assina a direção de produção e a direção artística do Curta Santos – Festival de Cinema de Santos. 

Produz e dirige curtas metragens entre documentários e ficções. Foi membro da Confederação de teatro amador do Estado de São Paulo e do Conselho Municipal de Cultura de Santos. Foi jurado de vários festivais de teatro e coreografou alas e comissões de frente para diferentes escolas de samba na baixada santista.

Produziu e organizou o Festival Santista de Teatro – FESTA nos anos de 1996 a 2005, e novamente em 2013, o Festival de Teatro do Estado de São Paulo – FETAESP nos anos de 1998 a 2002, e o Prêmio Plínio Marcos da Secretaria de Estado da Cultura.


Pablo Bailoni

Começou a fazer teatro em 2010 na EAC (Escola de Artes Cênicas) Wilson Geraldo, onde as aulas são realizadas até hoje no Teatro Guarany em Santos-SP. Encenou montagens como Os Saltimbancos de Chico Buarque, O Testamento do cangaceiro de Chico de Assis,Cordel e Sertão de Patativa do Assaré com o grupo Eu Pimenta Tu Malagueta,com os quais participou de importantes festivais da Baixadada Santistas como FESTES(Festival de Teatro Estudantil de Santos),FESTA (Festival Santista de Teatro) e 1 FESTY (Festival de Teatro de Itariri) entre outros. 

Palhaço Xaveco por Kadu Verissimo

 Em 2012 começou a fazer teatro de rua na Vila do Teatro em Santos,onde as aulas eram ministradas pelo grupo Trupe Olho da Rua,onde teve o primeiro contato com o circo,pois no local também eram realizadas atividades circenses ministradas pelo o grupo Os Panthanas. 

Dessas aulas foi formado o grupo Circopatas do qual faz parte desde a primeira formação.

Fez workshops com o palhaço Ésio Magalhães,com o palhaço argentino Tomate,com o diretor e ator de teatro de rua Fabio Rezende da Brava Companhia, aulas de interpretação para cinema com o preparador Luiz Mario Vicente,além de ter participado de aulas de percurssão,ritimos brasileiras,dança contemporânea,ballet clássico,dança afro,jongo,capoeira,samba de roda,maracatu,maculelê.

No final de 2012 Foi chamado pelos seus professores para também fazer parte do grupo Os Panthanas no qual hoje esta em circulação por regiões pouco atendidas por políticas públicas para a cultura.


SEDE DO GRUPO – VILA DO TEATRO - Ocupando espaços públicos com cultura e arte!

Em 2012, o grupo Trupe Olho da rua e integrantes d’OS PANTHANAS, realizam um processo de ocupação de um imóvel abandonado no Centro histórico de Santos, na Praça dos Andradas, e ali nasce a VILA DO TEATRO, desde então sede desses dois coletivos de pesquisa de artes públicas e local de resistência cultural e livre pensamento. Ali o grupo ministra oficinas gratuitas de circo e já conta com um grupo de alunos de onde surgiu um novo grupo circense da Região, o CIRCOPATAS, com um novo espetáculo em gestação. 

O espaço e o ambiente proporcionado pela criação do espaço e pela circulação de artistas no local foi fundamental para a construção dessa remontagem, pois todos os artistas residentes no espaço ou que por ali circulam se envolveram na construção e no processo criativo dessa nova versão do espetáculo. Desde o novo integrante do elenco, aluno das oficinas, como os músicos que a partir dos ensaios criaram uma trilha totalmente original criando uma obra coletiva em todos as etapas da montagem.

Lá também são realizados saraus culturais temáticos regulares e possibilitou o espaço e estrutura necessários para que estudantes de cinema e produtores audiovisuais criassem o Cineclube Maurice Legeard.

ATENÇÃO: A VILA DO TEATRO no momento está com inscrições abertas para a Oficina da Vila: Arte Cênica Pública - Teatro de Rua e Circo, de duração de 10 meses, que propõe uma aproximação prática com as linguagens do teatro de rua, circo e outras manifestações populares. O objetivo final da Oficina será a montagem de espetáculo, que ocupará os espaços públicos dialogando com questões contemporâneas. Durante o processo, haverá outras oficinas complementares como: figurino, produção, maquiagem, música e outras. 

As aulas serão ministradas pelos integrantes da Trupe Olho da Rua, Os Panthanas - Núcleo de Pathifarias Circenses e por artistas convidados, e será realizada na Vila do Teatro todas as quartas feiras a partir deste dia 12 de Março das 19h as 22hs. Os interessados devem ter mais de 16 anos. Não é necessária inscrição prévia, só comparecer na aula inaugural. Gratuito.

Informações e contato pelo perfil do Facebook Vila do teatro e pelo email: Viladoteatro@gmail.com

Além de sediar atualmente as reuniões do Movimento Teatral da Baixada Santista, a Vila do Teatro abriga temporadas regulares de espetáculos da Região. Todas as atividades lá realizadas tem entrada franca.

Além das oficinas gratuitas, a Vila do Teatro vem fechando parcerias com o SESC Santos e o Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Estado da Cultura através da Oficina Cultural Pagu, que cedeu todos os equipamentos de circo para dar continuidade a Escola livre de circo. O local conta com a parceria da Prefeitura de Santos através da Secretaria Municipal de Cultura.

A criação desse novo espaço de arte na cidade fortalece a movimentação cultural na Praça dos Andradas, agregando forças aos outros espaços artísticos em seu entorno como: CPFL Cultural, Teatro Guarany, Escola Livre de Teatro e o Teatro Espaço Aberto.

FICHA TÉCNICA DO ESPETÁCULO


DRAMATURGIA E ELENCO
Sidney Herzog, Junior Brassalotti e Pablo Bailoni

ORIENTAÇÃO
Caio Martinez Pacheco

FIGURINOS e MAQUIAGEM
Kadu Veríssimo



TRILHA SONORA ORIGINAL 
Direção Musical: Victor Fortes
Produção musical: David Karnauchovas

 Músicos: Núcleo Musical da Vila do Teatro com David Karnauchovas, Victor Fortes, Adriano Guillen, Matheus Ferreira, João Luiz Pereira e participação vocal de Raquel Rollo, Bruna Telles e Daniel Meirelles

ASSESSORIA DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO
Luiz Fernando Almeida – Superbacana Produções

CENOGRAFIA
Os Panthanas

FOTOS
Rafaella Martinez Vicentini

DESIGNER GRÁFICO
Betinho Neto

ILUMINAÇÃO
São Pedro

PRODUÇÃO
Os Panthanas – Núcleo de Pathifarias Circenses

GÊNERO: Comédia

CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: Livre

CONTEÚDO E TEMA: Sátira, comédia, política.

SERVIÇO:

Os Panthanas – Núcleo de Pathifarias Circenses

apresentam: UMA PALHAÇADA FEDERAL

QUANDO:

DOMINGO, dia 16 de Março às 17h.
LOCAL: Na voltinha, subida do Monte Serrat, Centro de Santos.
GRÁTIS

Apoio

Vila do Teatro, Trupe olho da Rua, Movimento Teatral da Baixada Santista, Superbacana Produções, Lima Limão Studio e Olhar Caiçara.

Apoio Cultural
FACULT, Prefeitura Municipal de Santos, Secretaria Municipal de Cultura. 

Este espetáculo foi contemplado com Fundo de Apoio a Cultura 2012 -FACULT - da Prefeitura Municipal de Santos, Secretaria Municipal de Cultura. 

  




Nenhum comentário:

Postar um comentário