HISTÓRICO DO GRUPO



Matéria de capa do Jornal "A tribuna" em 2005.
O grupo Os Panthanas - Núcleo de Pathifarias Circenses nasceu na Oficina Escola Livre de Circo – Santos em Abril de 2005. É o primeiro grupo da Baixada Santista que pesquisa exclusivamente a linguagem circense, mais especificamente para as ruas.
Essa oficina, ministrada pelo Núcleo Pavanelli de São Paulo, teve como objetivo implementar uma Escola de Circo com aulas permanentes e que proporcionasse aos participantes uma capacitação profissional, para execução de números circenses, espetáculos e formação de instrutores.

Teaser do grupo: http://www.youtube.com/watch?v=Yco8t2xa03o

Com aulas de história do circo, teatro, teatro de rua, expressão vocal, percussão, perna de pau, malabares, acrobacias, trapézio, tecido e palhaço, o curso foi tomando forma e foram se de alguns alunos com maior interesse na formação circense e na atuação como profissionais da área.


Desse grupo fizeram parte bailarinos, arte educadores, atores profissionais e em formação, que investiram todo seu tempo e energia no treinamento das técnicas e na sua utilização em um espetáculo teatral sempre se utilizando de técnicas circenses com foco em espaços alternativos. Além da parte prática esse grupo mergulhou em uma profunda pesquisa sobre a história do circo no Brasil e no mundo que fornecesse a eles base concreta para montagens.

Formaram no início de 2005 Os Panthanas, foram mais de 200 apresentações por todo a Baixada Santista, em ruas, palcos, praças e festivais, que conferiram ao grupo experiência e maturidade artística e a convicção pela opção de levar o circo para as praças e palcos do Brasil.

Entre 2007 e 2010, os integrantes do grupo se dedicaram também a multiplicar as artes circenses e ministraram atividades em todas as cidades da Baixada Santista e algumas do vale do Ribeira, a saber: Santos, São Vicente, Guarujá, Mongaguá, Peruibe, Praia Grande, Cubatão, Bertioga, Iguape, Itariri, Itaoca e Apiaí. A intenção era passar adiante o que foi absorvido em aula e divulgar e fomentar o circo pela Região e consolidar o nome e o trabalho do grupo.

Nesse período realizou circulação pelo estado de São Paulo, em diversas cidades, festivais e mostras com o 1º espetáculo do grupo “Brasileirinho”, que estreou em 2006 e tinha como mote o circo tradicional, a linguagem do teatro de rua, o palhaço e uma pesquisa das diferentes sonoridades e musicalidades do povo brasileiro.

Brasileirinho em Mogi das Cruzes em 2009
Em 2008 estreou o espetáculo “PANTHANAS ET CIRCENSES –Interlúdio acrobático em 5 movimentos”, concebido para palco italiano e com criação coletiva, uma homenagem do grupo, através da linguagem circense, ao teatro.

Panthanas et Circenses no palco do Teatro Bras Cubas em 2008
                                                                      Em 2011 estréia “Uma palhaçada federal” que é o 3º espetáculo do grupo e foi contemplado em 2010 com o 1º Facult (Fundo de Apoio a Cultura de Santos). Esse espetáculo está em circulação e já se apresentou em festivais de teatro de rua e circo em São Paulo capital, Mogi das Cruzes, pela Baixada Santista e Rio de Janeiro.
Uma palhaçada federal
Pra quem viu esse post => http://ospanthanas.blogspot.com.br/2013/06/os-panthanas-na-tv.html , mas não viu os videos no período de veiculação na tv, postamos aqui o resultado da campanha "DICAS DE VERÃO" que o grupo OS PANTHANAS - NÚCLEO DE PATHIFARIAS CIRCENSES fez em parceria com a TV TRIBUNA, Rede Globo local.

Dá uma conferida, é muita palhaçada na tela da tv!

Nesse 1º vídeo a dica é sobre lixo nas praias: http://globotv.globo.com/tv-tribuna/tv-tribuna/v/lixo-na-praia-dicas-de-verao-com-baldinho-parafina/2395190/


Aqui o foco era condutas de segurança no caso de assaltos, dá uma olhada:http://www.youtube.com/watch?v=xIIMQmV0IBU

Caso você perca sua criança na praia => http://www.youtube.com/watch?v=8wpUs11FiRw

Não aos infláveis!!! => http://www.youtube.com/watch?v=O8WH4niFY-Q

Palhaços e vidros? Não é uma boa ideia... http://www.youtube.com/watch?v=a8ABxhnLWlM

Se liga na faixa, meu!!! http://www.youtube.com/watch?v=CBUvV1LZtcA

Agradecimentos a TV Tribuna pela confiança e ao elenco: João Paulo Pires, Kadu Verissimo, Juliana Sanz eque somaram junto aOs Panthanas nesse gostoso trabalho!


Matéria no jornal "A TRIBUNA" na estréia do  espetáculo

VILA DO TEATRO no Centro histórico de Santos
NOSSO CIRCO É NA RUA!!!!

O circo especificamente é a forma de expressão que o Núcleo Panthanas de Pathifarias Circenses encontrou para dialogar diretamente com a população, nas ruas, de forma poética e lúdica. É a nossa forma de exercer a arte e a cidadania, ocupando espaços públicos e proporcionando as pessoas o acesso a arte assim como consta na Constituição de 1988 artigo 5º: parágrafo IX, que diz: 

"É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença". 


Os Panthanas tem temem sua gen a singularidade da linguagem, o circo e a dramaturgia, e faz a opção de não trabalhar a lona nem o palco italiano tradicional, optando pela abordagem direta das artes circenses na rua, que nos permite, além da liberdade de criação, o diálogo com as demais manifestações artísticas necessárias para sua realização, como o teatro, o circo e a música. E levantando o conceito da arte circense efetivamente pensada como intervenção urbana. 






  

Nenhum comentário:

Postar um comentário