SEDE DO GRUPO => VILA DO TEATRO


O grupo tem sua sede no Centro de Santos, na Praça dos Andradas, local histórico na cidade  e  de importância fundamental na cultura local.

Vila do Teatro - Praça dos Andradas - Santos-SP 

A praça que foi um riacho, que foi campo de mulas, que foi palco de revoltas populares, que foi da cadeia, que foi dos bichos preguiças e dos lambe-lambes e que hoje volta a ser do teatro. 

A esquina dessa praça, que foi Rancharia do Barão de Mauá, controle de zoonose (carrocinha), casa de triagem da Febem, albergue noturno, espaço ocioso e que hoje é ocupada pela Vila do Teatro . 

Desde 2012 nesse pedaço de mundo onde outrora passou um bracinho do riacho que corria para praça, não se sacrifica mais animais, não se encarcera mais crianças e nem se entulha mais seres humanos excluídos .
 Hoje aqui nessa esquina se produz pensamento crítico, arte libertadora e utopias.


Acesse aqui => http://www.viladoteatro.blogspot.com.br/ para conhecer um pouco mais da VILA DO TEATRO,  espaço de ocupação e de livre expressão de vários coletivos locais.

Em 2012, o grupo Trupe Olho da rua e integrantes d’OS PANTHANAS, realizam um processo de ocupação de um imóvel abandonado no Centro histórico de Santos, na Praça dos Andradas, e ali nasce a VILA DO TEATRO, desde então sede desses dois coletivos de pesquisa de artes públicas e local de resistência cultural e livre pensamento. Ali o grupo ministra oficinas gratuitas de circo e já conta com um grupo de alunos de onde surgiu um novo grupo circense da Região e com um novo espetáculo em gestação.

O espaço e o ambiente proporcionado pela criação do espaço e pela circulação de artistas no local foi fundamental para a construção dessa remontagem, pois todos os artistas residentes no espaço ou que por ali circulam se envolveram na construção e no processo criativo dessa nova versão do espetáculo. Desde o novo integrante do elenco, aluno das oficinas, como os músicos que a partir dos ensaios criaram uma trilha totalmente original criando uma obra coletiva em todos as etapas da montagem.

Lá também são realizados saraus culturais temáticos regulares e possibilitou o espaço e estrutura necessários para que estudantes de cinema e produtores audiovisuais criassem o Cineclube Maurice Legeard.


A VILA DO TEATRO no momento está realizando a Oficina da Vila: Arte Cênica Pública - Teatro de Rua e Circo, de duração de 10 meses, que propõe uma aproximação prática com as linguagens do teatro de rua, circo e outras manifestações populares. O objetivo final da Oficina será a montagem de espetáculo, que ocupará os espaços públicos dialogando com questões contemporâneas. Durante o processo, haverá outras oficinas complementares como: figurino, produção, maquiagem, música e outras.


As aulas serão ministradas pelos integrantes da Trupe Olho da Rua, Os Panthanas - Núcleo de Pathifarias Circenses e por artistas convidados, e será realizada na Vila do Teatro todas as quartas feiras a partir do dia 12 de Março das 19h as 22hs.

Informações e contato pelo perfil do Facebook Vila do teatro e pelo email: Viladoteatro@gmail.com

Além de sediar atualmente as reuniões do Movimento Teatral da Baixada Santista, a Vila do Teatro abriga temporadas regulares de espetáculos da Região. Todas as atividades lá realizadas tem entrada franca.

Além das oficinas gratuitas, a Vila do Teatro vem fechando parcerias com o SESC Santos e o Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Estado da Cultura através da Oficina Cultural Pagu, que cedeu todos os equipamentos de circo para dar continuidade a Escola livre de circo. O local conta com a parceria da Prefeitura de Santos através da Secretaria Municipal de Cultura.

A criação desse novo espaço de arte na cidade fortalece a movimentação cultural na Praça dos Andradas, agregando forças aos outros espaços artísticos em seu entorno como: CPFL Cultural, Teatro Guarany, Escola Livre de Teatro e o Teatro Espaço Aberto.


A Vila do Teatro recebe apresentações teatrais, saraus culturais, shows de música, intervenções, tem espaço para ensaios de outros grupos, oficinas livres de dança, teatro de rua com a Trupe Olho da Rua, circo com OS PANTHANAS e o melhor tudo de graça! Venha nos fazer uma visita qualquer hora! As portas estão sempre abertas!

A Vila do Teatro É PARA TODOS!

Parceria com a Prefeitura Municipal de Santos e Secult.


Confiram aqui uma matéria feita sobre a VILA DO TEATRO pela jornalista Marcia Costa para a Revista Pausa => http://viladoteatro.blogspot.com.br/2013/06/entrevista-da-revista-pausa-sobre-vila.html

Aqui também temos uma matéria sobre a Vila, confiram: https://www.youtube.com/watch?v=LA8S-jgSedw






Nenhum comentário:

Postar um comentário